quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oficina: Aprendendo Matemática com o uso das Novas Tecnologias

Aprendendo Matemática com o uso das Novas Tecnologias

Nesta oficina abordaremos a utilização das novas tecnologias como recurso didático nas aulas de matemática, apresentando suas possibilidades e limitações. Utilizaremos como ferramentas demonstrativas softwares e aplicativos livres, planilhas eletrônicas, programas educativos, jogos matemáticos, vídeos ilustrativos, sites e programas de visualização de mapas, entre outros.
Nenhuma das inovações tecnológicas substitui o trabalho clássico na disciplina, centrado na resolução de problemas. Estratégias como cálculo mental, contas com algoritmos e criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, borracha e régua, esquadro e compasso seguem sendo essências para o desenvolvimento do raciocínio matemático.
            Estes novos recursos servem para tornar o trabalho em sala de aula mais dinâmico, estabelecendo “movimentos” durante o desenvolvimento dos conteúdos. Desta forma, buscamos desmistificar o trabalho na disciplina que por muito tempo foi marcado pela apatia, e grande aversão por parte dos alunos para com ela.
            Durante a oficina será abordado à importância da elaboração de roteiros, para que as aulas sejam dirigidas, e desta forma, o aprendizado a partir destas ferramentas seja significativo.

TECNOLOGIAS
·    Programas Educativos;
·    Softwares e aplicativos livres;
·    Jogos Matemáticos;
·    Vídeos ilustrativos sobre os conteúdos;
·    Sites e programas de visualização de mapas;
·    Planilhas Eletrônicas;
·    Calculadora;
CONTEÚDOS
·    Espaço e Forma;
·    Grandezas e Medidas;
·    Tratamento da Informação;
·    Números e Operações.
OPORTUNIDADES DE ENSINO
·    Explorar propriedades de figuras sólidas e planas;
·    Construir gráficos no computador;
·    Exploração e validação de cálculos;
·    Construção de conceitos aritméticos, geométricos e algébricos.


Esta oficina também foi ministrada no XII Seminário Internacional de Educação no Centro Universitário FEEVALE nos dias 16 a 18 de junho de 2010, com o título Educação Matemática nas séries iniciais e o uso de tecnologias, e no I Fórum Municipal de Informática na Educação, promovido pela Prefeitura Municipal de Sapiranga nos dias 17 e 18 de agosto de 2010, com o título Aprendendo Matemática com o uso da Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...