quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula - Revista Nova Escola

Na edição de número 223 (julho de 2009) a Revista Nova Escola trouxe um artigo muito interessante sobre o uso de novas tecnologias na sala de aula.
Abaixo segue alguns excertos do artigo, e também algumas propostas para a utilização das TIC'S em sala de aula.

Cada vez mais parece impossível imaginar a vida sem as TIC’s (tecnologias da informação e comunicação). Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de tecnologias da contemporaneidade, provoca reações variadas. Muitos são os sentimentos para com estas tecnologias: Expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que elas tomem o lugar do professor? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?
Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. Objetivamos com esta oficina orientar os professores buscando respostas a duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?
Para responder à pergunta inicial estabelecemos um critério: só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento mal feito.


Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO  Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.
O CURRÍCULO  No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.
O FUNDAMENTAL  Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.
O ESPECÍFICO  Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.
A AMPLIAÇÃO  Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
O AUTODIDATISMO  A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.
A RESPONSABILIDADE
  Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
A SEGURANÇA  Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.
A PARCERIA  Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Buscando Caminhos



POLATO, A. Tecnologia + Conteúdos = Oportunidades de Ensino. Revista Nova Escola – São Paulo – SP, Ano XXIV, N°223, Julho de 2009.
Também disponível no site da revista:

Um comentário:

  1. Olá, prof. Andrios!!!!

    Parabéns, pela bela e tão interessante postagem!!! Ótimas dicas para um professor... moderno!!!!
    Veja na minha lista de blogs parceiro, o blog de física do prof. Rennan Lopes o "ciências aqui", que é muito bom!!!!

    Um abraço!!!!!

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