sábado, 20 de agosto de 2011

Aspectos históricos das unidades de medida de potência e os pôneis malditos

Potência é o conceito da física que é definido pela razão do trabalho realizado (ou energia transformada) em determinado intervalo de tempo:



A unidade de medida da potência no Sistema Internacional é o watt (W), em homenagem ao cientista escocês James Watt (1736 – 1819). Outra unidade comum é o cavalo-vapor (cv), em que 1cv = 735W.
         Em um período anterior a Revolução Industrial, os trabalhos mais pesados, como o transporte de cargas, por exemplo, eram realizados por tração animal. Cavalos e bois eram empregados no transporte, nas lavouras e também nas fábricas para retirar água dos poços e carvão das minas. Com o intuito de indicar a potência de sua revolucionária criação e ainda demonstrar como era capaz de substituir vários animais, Watt comparou o desempenho de sua máquina a vapor com o trabalho da força realizada por um cavalo. Um eqüino forte consegue elevar cerca de 73,5 kg de carga, a 1m de altura, a cada 1s. Assim temos que:

         Assim, definiu-se que, aproximadamente, 735W seriam equivalentes ao trabalho de um cavalo, dando a essa unidade o nome de cavalo-vapor, ou simplesmente, cv. No sistema inglês usa-se um valor um pouco diferente chamado horse power, ou HP, porém a ordem de grandeza é a mesmas: 1hp = 1,0139cv. Essa diferença se deve às unidades de medida utilizadas para o cálculo, já que 1hp é definido como potência necessária para elevar uma carga de 150 libras à velocidade de 4 pés/s.

         É muito comum essa unidade ser usada para tratar da potência do motor dos automóveis e em outros aparelhos como cortadores de grama e motosserras. No início do mês de agosto do corrente ano, o comercial da picape Nissan Frontier faz uma referência bem humorada da unidade utilizada para quantificar a potência de um motor. O vídeo que tem um jingle que “gruda na nossa cabeça” faz um questionamento ao espectador, se quer uma picape forte, com potência de cavalos, ou mais fraca, com potência de pôneis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...