sábado, 31 de março de 2012

O trânsito de Vênus e o MRU

             Esta foto de múltipla exposição foi tirada no dia 8 de junho de 2004. Nesse dia foi possível ver da Terra o pequenino planeta Vênus passar na frente do sol, fenômeno conhecido como “trânsito de Vênus”. Apesar de o movimento orbital de Vênus ser praticamente circular, essa passagem pode ser considerada um movimento retilíneo uniforme (MRU), pois ela ocorre em um trecho pequeno. Isso fica evidente pelas distâncias iguais entre as posições de Vênus, fotografadas em intervalos de tempos iguais (na fotografia, são os pequenos círculos escuros que aparecem em linha reta sobre o círculo claro maior, o Sol).

O movimento retilíneo uniforme é o movimento mais simples que pode existir; tem apenas duas variáveis, a posição e o tempo, mas mesmo assim seu estudo é importante, pois ele nos prepara para compreender movimentos mais complexos.


Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Quando o ponto material em trajetória retilínea se move com velocidade constante em relação a determinado referencial, seu movimento é retilíneo uniforme (MRU). No MRU não há diferença entre velocidade média e instantânea, não existe aceleração e a única grandeza que varia com o tempo é a posição. Assim, o estudo do movimento retilíneo uniforme do ponto material se resume ao estudo da variação da posição desse ponto material com o tempo.

Como a velocidade não sofre variações, o móvel terá deslocamentos iguais em intervalos de tempos iguais

Na figura abaixo está representado um MRU de velocidade 5m/s.


Para aprender um pouco mais sobre o MRU, baixe em seu computador o aplicativo The Moving Man. Este aplicativo está disponível no site da Universidade do Colorado, e é um excelente simulador dos movimentos retilíneos. Nele pode-se estudar o MRU e MRUV e seus gráficos.


Mova o homenzinho de lá para cá com o mouse e trace o seu movimento, ou ajuste a sua posição inicial, sua velocidade, e aceleração e deixe a simulação mover o homem para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...