sexta-feira, 27 de julho de 2012

Crivo de Eratóstenes, números primos, MMC e MDC



O Crivo de Eratóstenes é um algoritmo e um método simples e prático para encontrar números primos até um certo valor limite. Segundo a tradição, foi criado pelo matemático grego Eratóstenes (c. 285-194 a.C.), o terceiro bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria.



Aplicativo “Crivo de Eratóstenes”

Para acessar este aplicativo clique aqui.
Crivo de Eratóstenes é um aplicativo que exibe uma grade contendo números de 2 a 200. Você pode usá-lo para explorar padrões e relações que envolvem múltiplos. Usando este manipulador virtual você pode: remover múltiplos de um número; mostrar múltiplos de um número. Clique em qualquer número mostrado. Repita para remover os múltiplos de qualquer um dos números restantes. O número selecionado fica azul e todos os seus múltiplos são removidos.



Aplicativo “Árvore dos Fatores”

Este aplicativo permite que você construa uma árvore de fatores (fatores primos) por dois números. Então, a partir da fatoração principal, você será solicitado para identificar qual dos dois números é o mínimo múltiplo comum (MMC) e que número é o maior fator comum (MDC).

Clique aqui para acessar este aplicativo.



Jogo investigativo “Um snooker especial”


            Neste jogo investigativo, você encontrará o MMC entre dois números a partir da contagem de diagonais em quadriláteros.
Para acessar este aplicativo clique aqui.

Considere os dois números inteiros que desejamos determinar seu MMC. Num tabuleiro de snooker com superfície superior quadriculada, escolhemos as dimensões da mesa em formato retangular. De qualquer um dos buracos desta mesa, jogaremos a bola de modo que seu trajeto percorra apenas as diagonais dos quadradinhos da superfície da mesa, só finalizando quando encontrar um novo buraco. Conte quantas diagonais foram percorridas. Esse número é o MMC procurado entre as dimensões da mesa, ou seja, dos dois números inteiros que investigamos.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...